Histórico do Município

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO


PINTADAS – BAHIA - BRASIL

  O município de Pintadas, integrante do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, cravado no semiárido baiano, na região do Polígono das Secas, distante cerca de 250 km da capital, Salvador, possui uma população de 10.342 habitantes (IBGE, 2011), dos quais 56,47% residem na sede do município (zona urbana) e 43,53% nas áreas de expansão e fazendas (zona rural). Sua extensão territorial é de 529,211 km². Divide-se em: 01 distrito (José Amâncio), 04 áreas de expansão (Raspador, Antonio Gomes, Coração de Jesus, Santo Antônio, São Pedro) e 35 comunidades. Limita-se com o Município de Mairi ao oeste, Capela do Alto Alegre ao norte, Pé de Serra ao leste, Ipirá ao sul e Baixa Grande ao sudeste. 

Vista aerea do Município de Pintadas-Ba
 
A ausência de documentos que indiquem de maneira concreta e precisa as origens históricas do município faz-nos recorrer à tradição entre os mais antigos moradores locais. Segundo informações, o casal Manoel Gonçalves e Anastácia se instalou na fazenda Lagoa das Pedras, sendo eles os primeiros moradores desta região. Ao longo do tempo se constituíram novas famílias que contribuíram bastante para o povoamento desta localidade: a de Honorato Gonçalves, de Manoel Vicente e de Manoel do Canto.

Ba - 414 Pintadas a Ipirá
Os habitantes acima citados eram criadores de gado, se destacando o casal Gonçalves como criador de vacas “pintadas”, que malhavam sempre juntas neste local, onde hoje é a sede do município. Surgindo assim a denominação “Malhador das Vacas Pintadas”, hoje com o nome de Pintadas. Através da lei estadual 1.205 de 31 de setembro de 1937, foi criado o Distrito de Pintadas, ocorrendo a instalação em 1º de janeiro de 1939. Pintadas  passou a ser  o segundo distrito de Ipirá. Com muita luta e empenho tornou-se independente no dia 09 de maio de 1985 pela lei 4.450. Esta trajetória foi marcada por eventos políticos, com destaque para: campanha pelo desmembramento de Ipirá através de plebiscito, luta pela água e energia, e manifestações populares. 
    
A partir dos anos 1990, Pintadas se caracteriza pela força dos movimentos sociais organizados, em um grande número de entidades representativas dos anseios populares, o que tem sido a alavanca para o crescimento e desenvolvimento municipal. São muitas as instituições existentes, com destaque para a REDE PINTADAS, que surgiu como um fórum de discussões, organização, planejamento e comercialização dos bens e serviços produzidos, em nível local, composto pelas diversas organizações não-governamentais, em diferentes setores: social, econômico, político, religioso e cultural. Esta atitude fortaleceu, significativamente, o desenvolvimento sustentável do município.


Secretaria Municipal da Educação de Pintadas (SEMEP)

QUEM SOMOS

  A Secretaria Municipal da Educação de Pintadas (SEMEP) coordena uma Rede de Ensino, formada por 11 escolas, distribuídas entre a zona rural e urbana, atendendo uma demanda que vai da educação infantil até a 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental. Possui um quadro fixo de 112 professores e 2.315 alunos (Censo Escolar 2009).

NOSSOS DESAFIOS

  Marcada pela realidade comum aos municípios do semiárido baiano, Pintadas é herdeira de um legado histórico educacional de abandono por parte de sucessivos governos federais, estaduais, e mesmo municipal, cujas políticas públicas para a educação sempre estiveram centradas no paradigma de desenvolvimento urbano-industrial. Esse descompasso histórico produziu um quadro de mazelas educacionais que, sem dúvida, incidem de forma nociva sobre as possibilidades do desenvolvimento social/local. Deste processo, destacamos 05 desafios estratégicos:

1.Formação e qualificação permanente dos Professores;

2.Melhoria dos processos ensino-aprendizagem para redução do fracasso escolar e elevação dos índices educacionais;

3.Redução dos índices de analfabetismo;

4.Construção e/ou adequação das estruturas física das escolas para o atendimento universal e apropriado a todos os públicos;

5.Articulação e consolidação de parcerias internas e externas que contribuam para o desenvolvimento educacional do município.

NOSSOS AVANÇOS

  A partir de meados da década de 1990, e ao longo dessa última década, o município de Pintadas vem experimentando um conjunto de transformações estruturais, no quadro de atraso e abandono a que se viu submetido ao longo do tempo.

Esse movimento histórico é o resultado de uma bem sucedida combinação de fatores, tais como: gestão pública ética e comprometida com o desenvolvimento local, participação e empoderamento social nas políticas públicas e articulação de parcerias internas e externas, projetos e programas voltados para o desenvolvimento local.

Na esteira desse processo, a SEMEP, vem se destacando como um polo de referência no planejamento, gestão e execução das políticas públicas educacionais, bem como de articulação de parcerias, que tem contribuído substancialmente para a melhoria da realidade, não apenas da educação, mas também social desse município.

A SEMEP realiza a gestão de 04 programas federais no município, articula mais de 10 parcerias internas e externas, entre cooperativas, associações, organizações não governamentais e universidades e é a única Secretaria da Educação no Estado da Bahia premiada pala ONG Ação Fome Zero/FNDE no segmento Gestor Eficiente da Merenda Escolar (2010).

Destacamos, ainda, a implantação do único Polo Universitário existente no Território da Bacia do Jacuípe, o Polo da Universidade Aberta do Brasil (2009) e a recente implantação do Polo Avançado do IFBahiano (2011).

Para finalizar esse tópico, com um recorte mais específico nos processos de ensino-aprendizagem, a SEMEP foi avaliada pelo último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB-2009), com a maior nota do Território da Bacia do Jacuípe. 


NOSSO FOCO

  • Educação pública, gratuita e de qualidade;
  • Convivência com o semiárido;
  • Desenvolvimento social/local sustentável;
  • Cooperação e Associação;
  • Empreendedorismo;
  • Segurança alimentar.

GESTÃO DE PROGRAMAS FEDERAIS NO MUNICÍPIO



POSSIBILIDADES 
Ampliação de novas parcerias internas e externas, voltadas para o fortalecimento da educação municipal e o apoio a projetos de melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, convivência com o semiárido, cooperação, empreendedorismo, associativismo, desenvolvimento local sustentável.